Outro dia, uma entrevistada me disse: Se é para fazer festa temática, tem que fazer direito e executar os pratos tais quais eles são feitos naquele país. Legal. Para ela que mora em São Paulo e deve ter feito faculdade de gastronomia. Eu, confesso, quero mais é comer comida gostosa e me divertir. Por isso, na minha festa mexicana eu fiz guacamole e chili com carne, mas acabei também fazendo repeteco de um sanduba com ares mexicanos que já havia feito sucesso em casa. Procurei tortillas legítimas, mas não encontrei. Então, a saída foi fazer tortillas falsas, Tabajara, genéricas - ou panquecas, crepes, como preferir. Fiz três receitas de panqueca no dia anterior e guardei as panquecas na geladeira envoltas em papel manteiga. Horas antes foi só retirá-las da geladeira e arrumar em um prato bonito. O sanduba também pode virar um trunfo para dias sem muita inspiração, dá para fazer com a carne que tiver aí no freezer.
Tortillas genéricas
O que usar:
Cada receita rende, em média, 22 panquecas.
Como fazer:
Na verdade, eu menti aí em cima... Pois, para não morrer louca, pedi ajuda aos universitários para fazer as mais de 70 tortillas falsas para minha festinha. Mas a receita é simples, aquela básica do dia a dia. É só juntar os ingredientes no liquidificador - a mistura não pode ficar muito grossa nem muito aguada. Despejar uma concha da massa em uma frigideira antiaderente (ou em duas frigideiras, para agilizar o processo) em fogo baixo. Incline a frigideira para a massa cobrir todo o fundo. Na hora que começar a desgrudar, vire a panqueca do outro lado. Dê uma douradinha e pronto.
Carne temperada (não-mexicana)
O que usar:
Para 20 pessoas
- 2 kg de alcatra em cubinhos;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho;
- azeite;
- 3 tomates maduros;
- 1 lata de extrato de tomate;
- meio vidro de molho inglês;
- 2 colheres (chá) de cominho;
- sal;
- água.
Como fazer:
Fiz o dobro da quantidade, para cerca de 40 convidados. Em um panelão, refoguei o alho e a cebola no azeite. Juntei a carne em cubinhos. Assim que ela dourou eu coloquei o molho inglês e, em seguida, os tomates picados. Depois, o extrato de tomate e temperei com cominho e sal. À medida que a carne ia secando, acrescentava um copo de água. A panela ficou no fogo baixo por mais de três horas (porque era muita carne). De tempos em tempos, revezamento para mexer a panela e colocar água para não grudar no fundo. A carne se desmanchou e, vou falar, ficou divina. Dá para fazer para comer sem sanduba e sem festa.
Montagem do prato:
Abra a tortilla genérica. Coloque a carne desfiada. Guacamole por cima. Alface em tirinhas. Dobre a tortilla e brinque de mexicana.
adorei - brincar de mexicana - arriba mexico, bjs
ResponderExcluirParabéns, a sua festa ficou linda! Eu adoro preparar jantinhas, arrumar uma mesa bem bonita, mas ainda não fiz nenhum jantar temático. Sua festa deve ter sido fantástica!
ResponderExcluirBeijinhos
Pati Beatriz
http://confrariadoschefs.blogspot.com
rê, suas dicas de festa são as melhores!
ResponderExcluirbeijão
Nat, é uma coisa se vira nos 30, mas a diversão é garantida! =D
ResponderExcluirObrigada, Pati. Beijos, Angela!
Download latest version of WhatsApp Plus official APK. WhatsaApp+ latest APK download from the website, updated version no ban free. 32 MB APK file.
ResponderExcluir